Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Para refletir...


Na vida estamos constantemente tentando preencher um vazio sem ao menos procurar entende-la ou ao menos refletir qual é o SENTIDO da vida? E você, o que tem feito para preencher o vazio de sua
vida?
referencia: site filosofia hoje.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ideologia - 1ºs anos

Preste atenção na tirinha abaixo e reflita sobre a seguinte questão: qual relação podemos fazer desta tirinha e as nossas aulas sobre o tema ideologia?

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Relacionamento pais e filhos


Quando você entra na adolescência adquire uma nova visão de mundo; isso leva alguns anos e, provavelmente, sua opinião sobre determinados assuntos será diferente da de seus pais e outras pessoas.

É normal os pais começarem a se assustar vendo “o filhinho”, “a filhinha” deles com vida própria: saindo sozinho, namorando, etc.

 O conflito é inevitável.

Sabendo que o conflito existe, saiba como administrá-lo de forma produtiva; há diferença entre o seu conjunto de ideias e a de seus pais (e muitas outras pessoas) faz parte da formação de uma personalidade madura e adulta porém, uma coisa é defender seus pontos de vista, e outra é fazer pirraça. Eles também estão aprendendo. Eles têm de saber como se relacionar com o novo você.

Encare esta “administração de conflitos” com seus pais como um ensaio; durante toda a sua vida você terá que administrar relacionamentos: com namorados (as), chefes, colegas de trabalho, etc.

Pais preocupados são pais que criam problemas. Faça de todo o possível para evitar que eles se preocupem; quando eles pedirem que telefone ao chegar em algum lugar, faça-o; nas primeiras vezes que você sair com seus amigos, volte no horário que eles determinarem; você tem que conquistar a confiança deles para que no futuro, poder negociar horários e condições mais flexíveis.

Primeiro princípio materno e/ou paterno: só quero o bem do meu filho, só quero o bem da minha filha.

Os pais também são gente,  muita gente (incluindo adultos) comporta-se como se não fosse necessário respeitar seus pais exatamente porque eles são...pais; algumas atitudes de adolescentes: “pai/mãe é pra isso mesmo”, “foram eles que me puseram no mundo, eu não pedi para nascer”, aprenda a respeitá-los de verdade; não apenas como “pais” mas como seres humanos; pense: você quer ser respeitado. O que gosta que façam por você? O que não gosta que façam com você? Use o mesmo princípio com seus pais.

                Da mesma forma que você não quer que invadam seu espaço, preserve o dos seus pais.

Segundo2º princípio materno e/ou paterno: eu sei o que é melhor para ele, eu sei o que é melhor para ela.

Semana que vem outras reflexões serão feitas sobre este tema. Aguardem. Aguardamos o seu comentário. Participem!!!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Não desista, tente descobrir a resposta!!!


Ciúmes: prova de amor ou desrespeito?

Ciúme é um sentimento natural e vem acompanhado por atitudes que visam preservar o objeto de amor, é um elogio ao outro, um pouquinho de ciúmes significa que você valoriza a outra pessoa, que ela é importante em sua vida.
Pode ser encarado como um sinal de amor ou de desrespeito, depende de sua “dosagem”, na realidade ciúmes é como tudo na vida, se tiver pouco faz falta, se tiver demais “transborda”. O ciúme em exagero nada mais é do que um sinal de que a autoestima está em níveis baixos, sabemos que o ciúme passou do limite quando começa a provocar prejuízos na sua vida ou na vida das outras pessoas.


O ciúme em excesso pode se transformar em uma doença o qual denominamos ciúmes doentio ou patológico. Você percebe que entrou no nível de ciúmes patológico quando, por exemplo, perde tempo em seu estudo querendo saber por onde anda e o que sua cara metade está fazendo, liga o tempo todo para monitorar os passos dele (a), perde o sono por ciúmes, acorda no meio da noite pensando “o que será que ele (ela) está fazendo?”, ficar nervoso (a) quando não localizou seu namorado (a),quando a sua rotina é modificada por conta desse ciúme, quando não há provas concretas para tal desconfiança, não há indícios de que você pode estar sendo traído e ainda assim você sofre com a possibilidade de ser traído.


Para saber se o meu ciúme é exagerado você deve atentar-me nos seguintes fatos: veja se você tem necessidade de ter controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro (a). Você sofre por isto? Acaba tendo comportamentos de risco? Se você respondeu sim para uma dessas perguntas é provável que você seja um ciumento patológico.


Diversos fatores podem provocar o ciúme, tais como: ciúmes é como você “interpreta” a situação, não necessariamente se refere à fatos concretos. Percebemos que o ciúmes está exagerado quando a pessoa começa com comportamentos, digamos assim, ridículos; o seu pensamento, a sua interpretação de que o relacionamento está ameaçado quanto à estabilidade ou quanto à qualidade. Ou seja, ciúme aparece quando você acredita que seu relacionamento foi abalado e corre risco de terminar.


Algumas situações que podem causar ciúme: ver o (a) amado (a) conversando animadamente e feliz com uma pessoa desconhecida; quando a pessoa amada demora para chegar ao encontro marcado, e não se sabe onde ela está; em momentos em que o (a) companheiro (a) é muito elogiado (a) por outra pessoa; - no dia em que se descobre que o homem amado/ a mulher amada deu um presente bonito a outra mulher/homem; se o parceiro (a) está demonstrando algum tipo de conflito e fica em silêncio sem dizer o que sente.




E quando nós somos as vítimas ou sofremos com este sentimento exagerado o que fazer? Colocar-se no lugar do outro, ou pedir ao companheiro que coloque-se em seu lugar a fim de imaginar como é a vida da pessoa que é vitima constante de acusações infundadas; reconhecer e admitir as suas qualidades e perceber que se elas não fossem encantadoras, o outro não teria motivos para estar com você; adquirir maior segurança (em si e no outro); se você é vitima de um ciumento (ou ciumenta) patológico, evite dar as explicações pedidas e permitir que o outro comande a sua vida, porque ao agir dessa forma, você está alimentando as crenças e imaginações e contribuindo para que elas se tornem reais para o outro. Procure ajuda ou denuncie o seu parceiro (ou parceira) caso você esteja sendo vítima de agressões físicas ou ameaças. Manter o diálogo sempre presente na relação; respeitar os sentimentos e as diferenças do outro; confie no seu (sua) parceiro (a) e controle o ímpeto de interrogá-lo (a) sobre onde e com quem está a cada cinco minutos; não justifique os seus ciúmes com fatos do passado que já foram esclarecidos; quando você sentir que a situação está saindo do seu controle, converse com uma pessoa discreta e de confiança sobre o que está acontecendo: um amigo, seus pais, seu tutor(a) da escola.


Antes de terminar de ler este artigo faça uma análise pessoal. E você? Considera-se uma pessoa muito ciumenta? Convive com alguém que tem muito ciúme de você? De que maneira você lida com esta situação?


Deixe seu comentário no blog. Participe!!!