Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Honorino - Feira das Virtudes



TRABALHO DE AVALIAÇÃO BIMESTRAL – FEIRA DAS VIRTUDES
 

            A virtude está ligada à maneira como nos relacionamos com os outros e com nós mesmos, ao modo como vivenciamos nossos desejos e nossas emoções.

             A proposta de trabalho é organizar uma Feira das Virtudes. Inicialmente, cada grupo irá escolher uma virtude. Em torno dela, serão realizadas diversas atividades.

            1 – Escolha uma virtude na lista abaixo, que contém dezesseis temas estudados pelo filósofo francês contemporâneo André Comte-Sponville em sua obra Pequeno tratado das grandes virtudes

- Fidelidade                                            Gratidão

- Prudência                                             Humildade

- Temperança                                         Simplicidade

- Coragem                                              Tolerância 

- Justiça                                                  Pureza

- Generosidade                                       Doçura

- Compaixão                                          Boa-fé

- Misericórdia                                        Humor

 

            2- Realize uma exploração preliminar da virtude escolhida:

 

a)      Converse com amigos e pessoas da família, pesquise em revistas e livros, visite sites na internet.

b)      Observe em volta. A “sua” virtude (ou a falta dela) deve estar na propaganda, nos programas de TV, nas notícias de revistas e jornais e nos acontecimentos cotidianos.

c)      Realize uma pesquisa teórica em dicionários ou enciclopédias de Filosofia, na biblioteca ou na internet, recolhendo as definições, os conceitos, os dados históricos e as indicações bibliográficas relativas a virtude escolhida.

d)     Registre os resultados dessas pesquisas (tanto as informais quanto as formais).

 

3- Apresente a sua virtude na Feira das virtudes. As atividades podem ser as seguintes:

 

a)      Exposição de desenhos, gravuras, recortes, colagens, impressos, fotografias, esculturas ou outros objetos, tendo como foco a virtude escolhida.

b)      Leitura de poema, fábula, crônica ou outro texto literário relacionado à virtude escolhida.

c)      Depoimento de uma pessoa convidada sobre uma experiência pessoal à “sua” virtude.

d)     Dramatização ou apresentação e música relacionada à virtude escolhida.

e)      Exposição oral sobre o tema.

 

Datas das apresentações:

2ºs anos: 21/03/2013 – 27/03/2013.

3ºs anos: 22/03/2013 – 26/03/2013.

 

O BEM SEMPRE VENCE!!!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Contrato Didático- Euzébio

As orientações abaixo devem ser seguidas por todos (as) os (as) alunos (as) em todas as aulas de Português durante o ano letivo de 2012.
1- É  imprescindível em todas as aulas o respeito entre alunos x alunos e alunos x professor (Artigo 331 – Código Penal – lei de desacato ao funcionário público)
2- Após  a contagem 1,2,3 solicita-se o silêncio de todos na sala;
3- É proibido em todas as aulas o uso de aparelhos eletrônicos (celulares, câmeras digitais, i phone, etc.). Também não é permitido jogar baralho ou qualquer outro tipo de jogo em sala de aula. Lembre-se que o uso de celular em sala de aula é proibido por lei estadual (Decreto nº 52.625\15 – 15\01\09)
4-Trabalhos, seminários e pesquisas não entregues na data previstas não serão aceitas em hipótese alguma, salvo atestado médico.
5- Se o aluno não entregar  o trabalho na data prevista tem o tempo de 24 horas para entregar via e-mail professoralissonsilva@yahoo.com.br. É tolerável uma semana de atraso , porém, o aluno perderá 3 pontos da nota final do trabalho;
6- Alunos que não estiverem portanto do material necessário das aulas receberão ponto negativo que será descontado na média final do bimestre. Em caso de reincidência serão retirados da sala de aula e os pais notificados.
7- Alunos ociosos ou fazendo atividades de outra disciplina durante as aulas serão advertidos uma única vez pelo professor, dormir e\ou cochilar só em casa e no caso de reincidência serão encaminhados a equipe gestora da escola.
8- Grupos de estudo incluindo a escolha do líder só poderão ser modificados no início de cada bimestre.
9- Todos devem estar atentos a linguagem proferida  durante as aulas, abolindo o uso de gírias, apelidos, cada indivíduo tem um nome e deve ser chamado por tal nome, não ao uso de palavrões de qualquer natureza, discussões polêmicas e preconceituosas de qualquer espécie.
10- Quando o professor estiver subindo aula caso flagre algum aluno no corredor até mesmo olhando no corredor cancelará a aula e retornará no horário normal.
11- Não atrapalhar a aula com perguntas e comentários fora do tema que está sendo tratado no momento.