Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Diferenças entre homens e mulheres - 2ºs anos



Vivemos em uma sociedade padronizada desde o nosso nascimento, o qual nos é imposto seguir determinados comportamentos pré-estabelecidos sem questioná-los, desde criança temos que representar de forma correta determinados papéis de acordo com o seu gênero: masculino ou feminino. Porém diante desta tendência devemos nos questionar: realmente necessitamos nos “rotular” em padrões que nos são exigidos socialmente? Homem e mulher devem ter papéis definidos na sociedade? Se a resposta for sim, outra questão  é importante destacar: quais são realmente estes papéis?

Ao analisarmos a história podemos concluir que a mulher passou a ocupar espaço na sociedade em determinados setores que antes era impensável a presença feminina, mas o movimento feminista iniciado em meados do século XX e ainda presente até os dias de hoje fez com que a mulher reavaliasse o seu papel social, hoje ser dona de casa cuidando do marido e filhos não é o mais o seu desejo único, elas querem igualdade, estar no mercado de trabalho, competir e terem sucesso profissionalmente. Mas será a nossa sociedade capitalista acredita realmente no potencial feminino da mesma maneira que acredita no masculino?
Até onde vão as diferenças entre os sexos?
Não podemos esquecer que fazemos parte de uma sociedade de origem patriarcal, que deposita no homem funções diferentes da mulher tal como o sustento do lar, o sucesso profissional, entre outros, por mais que presenciamos mulheres influentes na sociedade contemporânea comparado com os homens estes número ainda é ínfimo e muito ainda tem a crescer, mulheres são inferiorizadas diariamente no mercado de trabalho pagando a elas salários inferiores aos masculinos para desempenharem as mesmas funções, entre outros inúmeros exemplos de discriminação.

Na filosofia encontramos exemplos do quanto o masculino se sobressaí ao feminino, Nitetzche afirmava que “o verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo.  Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso”; a mulher é colocada como algo nocivo ao homem, perigoso, valorizando o masculino e menosprezando o feminino.

Analisando criticamente temos que admitir que não existe diferenças entre homens e mulheres, ambos devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade, porém, é inegável que na prática ainda tem muito o que ser conquistado, é comum notícias chocantes de agressões a mulheres, violências físicas e psicológicas, estupros, assassinatos e tantas outras barbaridades que são cometidas contra o sexo feminino deixando cicatrizes muitas vezes incuráveis na vida da mulher, mas, a busca por igualdade deve permanecer, crimes deste tipo precisam de punições rigorosas e a sociedade como um todo tem que compreender: somos todos iguais independente de sermos homens ou mulheres e por isso o respeito cabe a todos.

Outras diferenças também são quase sempre apontadas quando lançamos está questão para ser debatida, é comum pessoas responderem que os homens são seres  mais racionais enquanto as mulheres agem guiadas pelos sentimentos, mas será que é mesmo assim? Homem não pode ser emotivo? Há algum problema se a mulher for mais racional? Até que ponto tais padrões são rígidos e inflexíveis?

Muitas perguntas ainda poderiam ser feitas sobre este assunto isto vem apenas confirmar o quanto é polêmico e contraditório este tema, somos seres humanos, isto é fato, padronizarmos com referências a gêneros sexuais é muito mais complicado.


15 comentários:

  1. Bom esse tema é muito polêmico mesmo...
    Como o texto mesmo diz...[...]Vivemos em uma sociedade padronizada!
    Desde de criança minha mãe me ensinou que meninas brincam de boneca e homens jogam bola e brincam de carrinho.Por mais que falem que não têm preconceito de mulher jogar bola, existe sim...Tanto é que o futebol masculino é muito mais valorizado que o feminino.Aí me pergunto: Qual a diferença??
    Poxa é tudo o mesmo jogo!
    Mulher X Homens...
    Infelizmente vivemos em uma sociedade onde há muito machismo,todos julgam a mulher ser incapaz de realizar as coisas, porém elas são sim capazes, muitas vezes até mais que o homem!
    Acredito que a mulher ainda é vista, melhor, rotulada como dona de casa e mãe. Porém não é assim.Ela também é guerreira, criativa e capaz...
    Os homens também são rotulados demais, têm que sustentar a família e jogar futebol...Se não todo mundo acha que é GAY...e se andar só com mulheres então, aí pronto!!!
    No mundo do trabalho também podemos ver um certo preconceito, acho que homens são mais bem remunerados e têm mais facilidade em certas áreas do que as mulheres...os homens são muitas vezes mais fortes, e as mulheres sensíveis, mas é isso aí cada um com suas características afinal ninguém é igual a ninguém!
    Bom essa questão muito polêmica mesmo...E têm muito o que ser discutido ainda!
    Infelizmente nos deixamos influenciar pela sociedade a todo momento.
    Ass: Jenifer Lorraynne nº15 2ºC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo comentário, participação registrada. Continue acessando o blog.
      Paz e bem!!!!
      Professor Alisson

      Excluir
  2. Bom professor esse tema deve sim ser debatido!!
    Porque acredito que vivemos em uma sociedade onde algumas pessoas pensam que a Mulher deve fazer a mesma coisa que antigamente, como, cuidar da casa e dos filhos..Más sinto pena desses tipos de pessoas que pensa de um jeito tão rigoroso.Pois como você mesmo colocou no texto "não existe diferenças entre homens e mulheres".
    Espero que as sociedades comtemporâneas possam agir de outra maneira em relação do jeito de pensar sobre algumas atividades que acreditam que só os homens tem a capacidade de cumprir!
    Ass: Guilherme Roberto 2ºC..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como diz no texto, é incrivel realmente que ainda nos dias de hoje as mulheres ainda sejam consideradas inferiores aos homens, tendo um salario menor, e em alguns casos trabalhando mais que homens.
    E pior, a violencia fisica e psicologica sofrida por elas, por homens que nao sabem dar o devido valor a mulher que esta ao seu lado.
    Creio que ainda levará muitos anos para a mulher ter seu devido valor no mercado de trabalho e em seu meio social, ja que em tantos anos, so conseguimos garantir direitos basicos. O pior de tudo isso, é que as vezes, as mulheres mesmo, acabam sendo machistas, se sentindo inferiores a homens, deixando que assumam o controle sobre suas vidas e tendo em mente que so servem para ter filhos e cuidar da casa.
    E homens e mulheres tem sentimentos, choram, sofrem e sente a perda de alguem, porem os meninos desde criança sao criados para reprimir seus sentimentos, algo que vem do muito tempo atras, e totalmente sem sentido.Afinal nao somos todos seres humanos,iguais? Merecemos direitos iguais.

    Bruna Pereira Machado 2°A

    ResponderExcluir
  5. Realmente, bom comentário, mas como afirma Simone de Beauvoir, as vezes, é a própria mulher a responsável por está situação de opressão uma vez que permite está submissão. Continue participando. Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu poonto de vista sobre o assunto...
    Não é de hoje que esse tema vem sendo debatido,desde que começamos ter noção do certo e errado, esse tema ja cai em pratica em nossas vidas, nas brincadeiras de rua, onde amarelinha é para o gênero feminino e soltar pipa é coisas do gênero masculino...

    Como o senhor disse no texto, "o movimento feminista foi iniciado em meados do século XX "...e desde então começou a movimentação para a igualdade "JÁ".
    Porém não podemos só lutar para a "igualdade de gêneros já", quere algo que surga do nada,pois antes de tudo, essa igualdade só vai ocorrer si ouver uma educação primaria,uma estrutura,onde o professor e os pais educa a criança desde a infancia para aceitar as diferenças de genero, onde menino pode Sim pular amarelinha e menina soltar pipa, ai Sim havera uma igualdade de de gênero em "terras solida", não como as que vem sendo construídas em areia fina(desde meados do século XX) assim poderemos viver em uma sociedade mais justa e igualitária, onde mulheres e homens, e os homosexuais também, por quê nao?! podem ter os mesmos empregos, e podem desfrutar da mesma remuneração salarial, onde todos podem ser o "PATRIARCA" da familia,e ser a cabeça da casa,assim quebrando essa regra cultural, onde somente homens podem ser " O CHEFE DE FAMÍLIA"...Assim havera a VERDADERA IGUALDA DE GÊNERO... :)


    Escola;Honorino Fabbri
    Nª 22(eu acho rs) 2°E
    Lucas vinicius Andra Alves de Sa

    ResponderExcluir
  7. Citando-vos: "não existe diferenças entre homens e mulheres, ambos devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade", comento q a natureza é muito bem feita! Se tivéssemos q ser realmente iguais, a vida nos teria dado o mesmo sexo. Como as minhocas q são hermafroditas. Há muita confusão em relação à função de cada indivíduo na sociedade (alias não somente quanto à identidade de género) e dos seus direitos e deveres. Concluo: todos têm direito a ser respeitado como é; e à cada um de assumir os seus deveres! Por exemplo, q direito ou dever tem o homem de parir???

    ResponderExcluir
  8. Minha expressão de opinião sobre o tema é muito parecida com os comentários a cima.

    Mas, o que mais me chateia é a questão de darmos ênfase ao mundo do trabalho!

    Mulheres TEM mais direitos no Brasil do que homens, elas são mais importantes do que nós homens.

    Se o homem trabalha, no geral é pra dar conforto a pessoa amada que é a mulher, embora um lado pende para a responsabilidade outro pende para direitos.

    Mulheres que leem esse comentário, não é nada contra vocês mas é algo tão claro, tão visível, em suas casas deve ser assim!
    É complicado admitir mas vocês Passam por mais dificuldades, são mais fogosas, tem mais visão sentimental. Sim VOCÊS são demais MULHERES.

    Contudo fica meio complicado admitir uma mulher pra ser pedreira, mecânica de maquinas pesadas, ou qualquer trabalho de muito esforço braçal!

    Mas seria/é totalmente viável dar a profissão de psicóloga, administradora, arquiteta, fotografa, dentre outras mais!

    Como Homens que tem sentimento também, nós nos compadecemos de impor a vocês que execute tarefas tais que exijam força!

    Nós homens queremos sim mulheres guerreiras, que lutam lado a lado de nós, mas vocês são tão delicadas são tão frágeis, que não queremos que passem pelo aperto que passamos. Vocês tem todo direito de ganhar bem, de serem reconhecidas por seus méritos e estudos, de fazerem faculdade, de terem uma vida instável.

    Mas não se esqueçam que vocês buscam a independência!
    E nós Homens?
    Buscamos o que?
    Não buscamos independência para nós queridas.
    E nesse caso eu falo numa vida a dois!!! Que é o natural (por enquanto).

    Se levantamos cedo, se passamos por sufoco, se temos privações em nossa trajetória, é pra que não falte pra mulher amada nada, é para vela sorrir, e nesse caso eu ponho sentimento sim, pois não somos "Brutamontes" insensíveis, egoístas, se seu parceiro for assim, desculpe procurou na fonte errada, mas o HOMEM que se presa, deseja não independência pra si, mas luta pela família em "SI"!

    Higor Tércio 27/02/2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, belíssimas palavras. Estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre desigualdade de gênero concordo contigo, porém, o único desafio que acredito que deve ser debatido e mudado é o domínio com violência do homem (sexo masculino) para a mulher. - Andréia - Santa Rosa RS

      Excluir
  9. Alguém sabe a semelhança engre os homens e as mulheres??

    ResponderExcluir