Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ciúmes: prova de amor ou desrespeito?

Ciúme é um sentimento natural e vem acompanhado por atitudes que visam preservar o objeto de amor, é um elogio ao outro, um pouquinho de ciúmes significa que você valoriza a outra pessoa, que ela é importante em sua vida.
Pode ser encarado como um sinal de amor ou de desrespeito, depende de sua “dosagem”, na realidade ciúmes é como tudo na vida, se tiver pouco faz falta, se tiver demais “transborda”. O ciúme em exagero nada mais é do que um sinal de que a autoestima está em níveis baixos, sabemos que o ciúme passou do limite quando começa a provocar prejuízos na sua vida ou na vida das outras pessoas.


O ciúme em excesso pode se transformar em uma doença o qual denominamos ciúmes doentio ou patológico. Você percebe que entrou no nível de ciúmes patológico quando, por exemplo, perde tempo em seu estudo querendo saber por onde anda e o que sua cara metade está fazendo, liga o tempo todo para monitorar os passos dele (a), perde o sono por ciúmes, acorda no meio da noite pensando “o que será que ele (ela) está fazendo?”, ficar nervoso (a) quando não localizou seu namorado (a),quando a sua rotina é modificada por conta desse ciúme, quando não há provas concretas para tal desconfiança, não há indícios de que você pode estar sendo traído e ainda assim você sofre com a possibilidade de ser traído.


Para saber se o meu ciúme é exagerado você deve atentar-me nos seguintes fatos: veja se você tem necessidade de ter controle total sobre os sentimentos e comportamentos do companheiro (a). Você sofre por isto? Acaba tendo comportamentos de risco? Se você respondeu sim para uma dessas perguntas é provável que você seja um ciumento patológico.


Diversos fatores podem provocar o ciúme, tais como: ciúmes é como você “interpreta” a situação, não necessariamente se refere à fatos concretos. Percebemos que o ciúmes está exagerado quando a pessoa começa com comportamentos, digamos assim, ridículos; o seu pensamento, a sua interpretação de que o relacionamento está ameaçado quanto à estabilidade ou quanto à qualidade. Ou seja, ciúme aparece quando você acredita que seu relacionamento foi abalado e corre risco de terminar.


Algumas situações que podem causar ciúme: ver o (a) amado (a) conversando animadamente e feliz com uma pessoa desconhecida; quando a pessoa amada demora para chegar ao encontro marcado, e não se sabe onde ela está; em momentos em que o (a) companheiro (a) é muito elogiado (a) por outra pessoa; - no dia em que se descobre que o homem amado/ a mulher amada deu um presente bonito a outra mulher/homem; se o parceiro (a) está demonstrando algum tipo de conflito e fica em silêncio sem dizer o que sente.




E quando nós somos as vítimas ou sofremos com este sentimento exagerado o que fazer? Colocar-se no lugar do outro, ou pedir ao companheiro que coloque-se em seu lugar a fim de imaginar como é a vida da pessoa que é vitima constante de acusações infundadas; reconhecer e admitir as suas qualidades e perceber que se elas não fossem encantadoras, o outro não teria motivos para estar com você; adquirir maior segurança (em si e no outro); se você é vitima de um ciumento (ou ciumenta) patológico, evite dar as explicações pedidas e permitir que o outro comande a sua vida, porque ao agir dessa forma, você está alimentando as crenças e imaginações e contribuindo para que elas se tornem reais para o outro. Procure ajuda ou denuncie o seu parceiro (ou parceira) caso você esteja sendo vítima de agressões físicas ou ameaças. Manter o diálogo sempre presente na relação; respeitar os sentimentos e as diferenças do outro; confie no seu (sua) parceiro (a) e controle o ímpeto de interrogá-lo (a) sobre onde e com quem está a cada cinco minutos; não justifique os seus ciúmes com fatos do passado que já foram esclarecidos; quando você sentir que a situação está saindo do seu controle, converse com uma pessoa discreta e de confiança sobre o que está acontecendo: um amigo, seus pais, seu tutor(a) da escola.


Antes de terminar de ler este artigo faça uma análise pessoal. E você? Considera-se uma pessoa muito ciumenta? Convive com alguém que tem muito ciúme de você? De que maneira você lida com esta situação?


Deixe seu comentário no blog. Participe!!!

2 comentários:

  1. Meu namorado não tem ciume de mim(NENHUM POQUINHO)
    quer dizer que ele não me ama?

    ResponderExcluir
  2. Talvez você nunca tenha dado motivo para que ele tenha ciúmes de você, além disso, ciúmes não é uma prova de amor, a outras coisas em um relacionamento que devem ser analisadas para verificarmos se a pessoa que está conosco nos ama realmente ou não.

    ResponderExcluir