Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Relacionamento pais e filhos


Quando você entra na adolescência adquire uma nova visão de mundo; isso leva alguns anos e, provavelmente, sua opinião sobre determinados assuntos será diferente da de seus pais e outras pessoas.

É normal os pais começarem a se assustar vendo “o filhinho”, “a filhinha” deles com vida própria: saindo sozinho, namorando, etc.

 O conflito é inevitável.

Sabendo que o conflito existe, saiba como administrá-lo de forma produtiva; há diferença entre o seu conjunto de ideias e a de seus pais (e muitas outras pessoas) faz parte da formação de uma personalidade madura e adulta porém, uma coisa é defender seus pontos de vista, e outra é fazer pirraça. Eles também estão aprendendo. Eles têm de saber como se relacionar com o novo você.

Encare esta “administração de conflitos” com seus pais como um ensaio; durante toda a sua vida você terá que administrar relacionamentos: com namorados (as), chefes, colegas de trabalho, etc.

Pais preocupados são pais que criam problemas. Faça de todo o possível para evitar que eles se preocupem; quando eles pedirem que telefone ao chegar em algum lugar, faça-o; nas primeiras vezes que você sair com seus amigos, volte no horário que eles determinarem; você tem que conquistar a confiança deles para que no futuro, poder negociar horários e condições mais flexíveis.

Primeiro princípio materno e/ou paterno: só quero o bem do meu filho, só quero o bem da minha filha.

Os pais também são gente,  muita gente (incluindo adultos) comporta-se como se não fosse necessário respeitar seus pais exatamente porque eles são...pais; algumas atitudes de adolescentes: “pai/mãe é pra isso mesmo”, “foram eles que me puseram no mundo, eu não pedi para nascer”, aprenda a respeitá-los de verdade; não apenas como “pais” mas como seres humanos; pense: você quer ser respeitado. O que gosta que façam por você? O que não gosta que façam com você? Use o mesmo princípio com seus pais.

                Da mesma forma que você não quer que invadam seu espaço, preserve o dos seus pais.

Segundo2º princípio materno e/ou paterno: eu sei o que é melhor para ele, eu sei o que é melhor para ela.

Semana que vem outras reflexões serão feitas sobre este tema. Aguardem. Aguardamos o seu comentário. Participem!!!

2 comentários:

  1. Nossoa pais deveriam ser como passaros.Existe forma de ver seus filhotes voarem sem se nunca sairam do ninho?
    Pode acontecer de cairmos mas somente caindo aprenderemos a chegar a um lugar mais alto.

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão Flávia, mas no mundo em que estamos inseridos atualmente será que é realmente algo negativo essa preocupação excessiva que a maioria dos pais revelam ter de seus filhos?

    ResponderExcluir